18 abril 2013

ESTAMPAR TECIDOS COM LIXÍVIA

Esta técnica é quase o oposto da estampagem, pois vamos descolorar o tecido com lixívia. Ao repetir o mesmo padrão, cada impressão irá sair ligeiramente diferente, mas cada imperfeição irá tornar o efeito final muito interessante.
Antes de mais, faça experiências em pequenas amostras de tecido similar àquele que pretende estampar. Certifique-se que gosta do resultado antes de continuar...
Coloque num pequeno recipiente folhas de papel absorvente de cozinha. Dobre o papel para que fique com pelo menos quatro camadas de papel.
Despeje lixívia com cuidado até o papel absorvente ficar embebido e não ensopado. Remova o excesso, porque demasiada lixívia irá criar gotas, e não vai querer que isso aconteça...
Antes de começar prepare um alguidar com uma solução que irá neutralizar a acção oxidante da lixívia - Misture uma parte de vinagre branco por 5 ou 6 partes de água - Ao lado da sua área de trabalho tenha o cuidado de preparar um montinho de várias camadas de papel absorvente.
Use carimbos com motivos simples, sem demasiados pormenores,  ou faça o seu.
Depois de premir o carimbo no papel embebido em lixívia, sacuda sempre ligeiramente o carimbo por cima do papel absorvente que reservou de lado, para evitar que qualquer excesso de lixívia estrague o seu trabalho.
Agora divirta-se a carimbar o tecido - o resultado demora um minuto ou dois a notar-se.
Quando estiver satisfeito com a sua composição, mergulhe imediatamente o tecido no alguidar com a solução de água e vinagre durante uns minutos para parar e neutralizar o efeito de descoloração da lixívia.
Alguns tecidos e cores resultam melhor que outros... Por isso, faça sempre testes em pequenas amostras de tecido antes de começar algo definitivo.

Veja o tutorial original AQUI
(em inglês)

.......................................................................

 posts relacionados 
(clique nas imagens)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us